O mundo maravilhoso dos probióticos

Fato chocante: existem mais seres vivos na sua barriga do que seres humanos no planeta Terra.

Sim, seu intestino é lar de bilhões de pequenas criaturas, os probióticos. Você pode até ficar aflito com a ideia, mas a verdade é que eles têm um papel fundamental na saúde de seu organismo. Quando vivem em um mundo de tranquilidade e harmonia, eles aumentam sua imunidade e melhoram sua digestão, evitando os problemas que um intestino irregular acarreta.

Porém, nem todos os probióticos são iguais. Na verdade, existem pelo menos duas dúzias de espécies, cada uma com características e benefícios particulares. O truque é balancear as forças para tirar o melhor resultado possível. Você certamente já ouviu o termo “equilibrar a flora intestinal”. Pois é exatamente isso: aumentar uns, diminuir outros e fazer os probióticos darem tudo que podem pela sua saúde.

Porém, a microbiota (é assim que chamamos o mundo maravilhoso onde vivem os probióticos) é constantemente agredida, seja por alimentos ruins, seja por problemas emocionais (como o estresse), ou ainda fatores naturais, como tendência genética ou indisponibilidade de um determinado probiótico.  Cabe a você defender o planeta intestino, e garantir que os probióticos vivam felizes – e façam você feliz.

Para isso, você tem três estratégias que, sozinhas ou combinadas, podem fazer você ganhar essa guerra. Quem pode te ajudar a definir a linha de ação é um médico especializado. Quem pode manipular a receita do médico é a FarmaAssist (fica a dica).

E as estratégias são:

Selecionar probióticos – É possível preparar uma fórmula com probióticos em cápsulas ou sachês. Eles vêm em forma desidratada, dormente e, quando associados à água, recuperam suas características e começam a trabalhar por você. E o melhor: manipulando, dá para combinar diversos tipos de probióticos, e não ficar com apenas um.

Ingerir prebióticos – Os probióticos, como todo ser vivo, se alimenta. E a comida dos probióticos é chamada prebióticos. A lógica é simples: probióticos fortes trabalham melhor, e protegem melhor seu intestino. Uma colônia bem alimentada é garantia de sucesso.

Aproveitar os paraprobióticos – Como todo ser vivo, os probióticos eventualmente morrem. Mas mesmo nessa hora eles podem ajudar, pois uma parte de sua estrutura é extremamente benéfica para o intestino, e pode se grudar a ele. São os chamados paraprobióticos. E, o melhor de tudo, é que esses “probióticos fantasmas” podem ser manipulados em receitas prescritas pelo seu médico ou médica de confiança.