A felicidade que vem da barriga

Onde mora nossa felicidade?

Se você respondeu “na cabeça”, ganhou um meio certo. De fato, a sensação de felicidade é um produto do cérebro, baseado em reações químicas específicas. Mas, para produzir esse efeito prazeroso, nossa massa cinzenta precisa de alguns ingredientes, substâncias que disparam o processo químico.

Dependendo do tipo de substância, a cabeça e o corpo reagem de um jeito. Por exemplo, com a adrenalina, o cérebro aumenta nossa atenção, eleva os batimentos cardíacos e deixa o corpo pronto para enfrentar um perigo. Já para relaxar e descontrair, existe a dopamina. E, para o tema deste post – a felicidade – a substância necessária é a serotonina.

Todas essas substâncias são produzidas naturalmente pelo nosso corpo. Mas se você acha que quem produz é só o cérebro, ledo engano. O corpo espalha a produção em diversas fábricas. No caso da serotonina, nosso ingrediente da felicidade, há uma grande produção no… intestino!

Sim, parece incrível, mas nossos intestinos fazem mais do que simplesmente processar alimentos. Eles também produzem serotonina. Por isso, ter um intestino saudável garante uma produção adequada de serotonina e, portanto, uma maior sensação de felicidade e bem-estar. E, pelo raciocínio inverso, um intestino sofredor, inflamado ou constipado interfere na produção de serotonina, e deixa as pessoas com uma sensação desagradável de mau humor e um desconforto que beira a raiva. Dizem, inclusive, que essa é a origem do termo ‘enfezado’.

Para deixar seu intestino – e você – feliz, a melhor receita é manter uma atenção constante na flora intestinal, com o uso regular de probióticos. Seja através da ingestão de alimentos específicos, como iogurte, tofu, chucrute, missô ou kombuchá, ou através da ingestão diária de uma receita específica para suas necessidades, algo que uma médica especializada pode receitar e a FarmaAssist pode manipular.

Como dizem por aí, a felicidade está dentro de você. Mais especificamente na sua barriga. Então, cuide bem dela. E seja feliz!