Cabelos sedosos? Olho na oleosidade!
Cabelos precisam de oleosidade. Nem demais, nem de menos, como tudo na vida. É a oleosidade produzida no nosso couro cabeludo que protege o fio e dá a sedosidade tão desejada. Mas para esse efeito sedoso ser perfeito, a oleosidade tem que se espalhar por todo o fio. Em cabelos lisos, isso é mais fácil. Mas por isso eles necessitam ser lavados com mais frequência, senão o sedoso vira seboso. Já nos cabelos crespos, a manter a oleosidade é um desafio. Tanto que muita gente com cabelos enroladinhos costuma diminuir o número de lavagens para evitar perder a oleosidade natural.
O problema com essa tática é que sem lavagem de cabelo, também não se lava o couro cabeludo. E ele precisa ser lavado.
Como seu dermatologista especializado deve saber, há soluções para esse dilema. Aprenda algumas e discuta com ele o que pode funcionar melhor para você.
Pré-shampoo
Os produtos conhecidos como pré-shampoos tem a capacidade quase mágica de lavar o couro cabeludo, mas não os fios. Ou seja, higieniza onde precisa, sem tirar a oleosidade – e a sedosidade – do cabelo.
Há diversas composições possíveis para um pré-shampoo, e por isso que é legal manipular uma receita prescrita por um especialista. Ela vai conseguir ir além da limpeza, agregando outros benefícios.
Co-Wash
Para quem não tem muito tempo ou paciência para aplicar diversos produtos, uma solução possível é o co-wash, uma combinação de shampoo e condicionador. Você pode achar que não é uma novidade – e não é mesmo. Os shampoos 2 em 1 existem há muito tempo. Mas só na manipulação você consegue controlar o poder detergente do shampoo, colocando os chamados surfactantes com menor detergência. Eles vão limpar os fios, tirando muito pouco da oleosidade. E em seguida o condicionador entra em ação, repondo o que foi perdido.
Um limpa, o outro repõe. Isso é que é trabalho em equipe.
Resina capilar
A ideia de repor a oleosidade que se perde na lavagem também é usada na resina capilar. Mas aqui se repõe antes de perder. Formada por um mix de óleos e ceras, a resina deve ser aplicada antes do banho. E então utiliza-se um shampoo normal, que vai tirar a oleosidade mas, como a resina criou um excesso, ainda vai sobrar uma certa quantidade. Suficiente para manter a aparência sedosa.
Só para não deixar passar: quando for manipular o seu shampoo, lembre-se de escolher uma farmácia confiável, com experiência de vinte anos e qualidade comprovada. E que tenha o Selo Beleza Verde. Assim como a FarmAssist.