Breves pensamentos sobre cabelos brancos

Já falamos aqui sobre as estratégias para manter um cabelo sempre lindo, e também desmascaramos mitos sobre a tintura de cabelo. Mas muitas pessoas têm optado por uma estratégia mais simples – deixar o cabelo em seu tom natural, ainda que seja branco, ou uma mistura de brancos com a cor original.

Sem dúvida, cabelo au naturel facilita a vida, e evita problemas como o ressecamento e perda de volume causado pela descoloração pré-tintura. Mas isso não significa que, deixado em suas próprias cores, ele vai estar invariavelmente maravilhoso. Tingido ou não, cabelos necessitam de manutenção. Senão, há consequências.

No caso de um cabelo com tons brancos (ou mesmo uma barba, que para todos os efeitos é um tipo de cabelo), o desafio é evitar não só o ressecamento natural, mas também o amarelamento dos fios brancos, que dão um efeito de envelhecido. É como papel: se amarelou, está velho.

Começando pelo básico: cabelos ressecam quando a oleosidade natural, produzida pelos bulbos, não é suficiente para revestir as hastes. Para tratar disso há vários produtos como mist capilar, shampoos e pré-shampoos manipulados, que uma médica especializada consegue receitar sob medida para você.

Já para o amarelecimento, a solução são os matizantes, produtos que ‘misturam’ a cor amarela do cabelo com a cor roxa do shampoo. De acordo com a teoria das cores, uma anula o outra e o resultado são cabelos no tom certo de branco – brilhante, saudável, no estilo de Christine Lagarde, ou de Meryl Streep em “O Diabo veste Prada”.

E os matizantes podem ser combinados com outros princípios ativos, incorporando em uma mesma fórmula outros tratamentos específicos, de acordo com a receita prescrita pela médica especializada. E essa é uma das vantagens de manipular, e não comprar algo pronto: você recebe um shampoo matizante feito só para você. Para cabelos au naturel, um produto sur mesure.