Muito além do Yakult. Descubra os alimentos probióticos

Se você já tomou um Yakult (quem nunca?), deve ter lido na icônica embalagem “lactobacilos vivos”, a frase que já fez muita criança de sete anos arregalar os olhos. Sim, naquela garrafinha estavam milhões de pequenos seres vivos da espécie Lactobacillus casei Shirota, um dos muitos probióticos conhecidos pela ciência. E ao tomar o conteúdo do frasco, eles se juntaram a outros bilhões de seres vivos que vivem em seu intestino.

O caso do Yakult é um exemplo de alimento com probióticos e, nesse caso, com apenas um tipo. Mas existem dezenas de probióticos na natureza, e fazer o mix correto é o que faz seu intestino funcionar de maneira saudável. Mas, você sabe em quais outros alimentos se encontram bons probióticos?  Leia mais e descubra.

Iogurte
Como seria de se esperar, o probiótico de um iogurte também é do tipo lactobacillus (já que iogurte é derivado do leite). O mais comum é o lactobacillus bulgarius, mas há variações. O importante é saber que onde há um iogurte, há bons probióticos.

Tofu
O queijo feito à base de leite de soja, tão apreciado na culinária oriental, é rico em probióticos do tipo bifidobactérias, que competem com as bactérias nocivas do organismo e, portanto, promovem a saúde intestinal. De quebra, é uma opção nutritiva e 100% vegana.

Chucrute
Outra opção vegan, o famoso repolho fermentado alemão é mais um alimento da lista de amigos dos probióticos. E é justamente a fermentação que gera os probióticos, que diminuem as inflamações e evitam constipações intestinais.

Kombuchá
Se fermentação é sinônimo de probióticos, o kombuchá tem que ser uma rica fonte de nossos amiguinhos intestinais. Afinal, a bebida é baseada na fermentação do chá e do açúcar, através de uma levedura específica. Uma mistura de cultura oriental milenar e saúde.

Kefir
Essas bolinhas de levedura originária do Cáucaso são probióticos por excelência. Geralmente o kefir é produzido pela fermentação no leite, o que faz com que ele pareça um iogurte – mas com um valor nutricional muito maior.

Picles
Mais um alimento que se baseia em fermentação, nesse caso do pepino ou de outros vegetais. E onde há fermentação… há probióticos. Por isso não tema em acrescentar esse ácido quitute na sua dieta.

Há vários outros alimentos probióticos, de maior ou menor intensidade. Saber montar uma alimentação bem balanceada, não só em probióticos, mas também em outros nutrientes, é a chave do sucesso alimentar. Se a tarefa parece difícil, consulte sua médica especializada. Ela estuda constantemente para conseguir prescrever a melhor receita. E, quando aos probióticos… uma dica para quem não é fã do chucrute ou do tofu. Dá para manipular receitas com diversas combinações probióticas. Fale com sua médica.