Globo terrestre ecológico

Sempre dá para ser mais verde

A FarmaAssist é a primeira farmácia de manipulação a conseguir o selo Beleza Verde. Mas, afinal, o que é isso? E por que você deveria se importar?

A Beleza Verde é uma entidade certificadora de boas práticas ambientais para empresas que trabalham com beleza – como a FarmaAssist, que produz dermocosméticos a partir de receitas prescritas por médicos especialistas.

Como qualquer atividade, uma farmácia magistral produz resíduos. E, esses resíduos são de vários tipos, alguns que você conhece bem – plástico, papel etc. Outros que você talvez nem saiba que existe – mas que estão lá.

É o caso das sobras de insumos, como por exemplo os surfactantes. Esse produto é largamente empregado para a produção de shampoos, e são vendidos pela indústria em grandes bisnagas. Quando a bisnaga acaba, não se pode simplesmente jogar no lixo, nem tampouco colocar para reciclar, porque há restos de surfactantes no interior da embalagem. É como um grande tubo de pasta de dente: por mais que você aperte, sempre sobra alguma coisa lá dentro.

Na FarmaAssist, essas embalagens são encaminhadas para a Beleza Verde que, através de um processo de centrifugação, extrai tudo que sobrou dentro da embalagem. Uma vez limpa, ela pode ir para a reciclagem. E o surfactante recuperado é encaminhado para reutilização em outra indústria, a de tintas de parede. Ou seja, no final do processo, o aproveitamento é de 100% do produto, e 100% da embalagem.

O que deixa 0% para ser descartado no meio-ambiente.

Selo beleza verdeA Beleza Verde também leva a coleta de recicláveis a um outro nível. Plásticos, por exemplo. São recicláveis, mas existem diversos tipos diferentes, e separá-los é crucial para de fato conseguir reutilizá-los. Todo plástico descartado na FarmaAssist é separado e classificado para, então, seguir para a reciclagem de maneira correta. Novamente, desperdício zero.

Mas além do que se faz, o importante é como se pensa. A chegada do selo Beleza Verde envolveu uma mudança de mindset em toda a equipe da FarmaAssist, que abraçou a ideia e começou a propagá-la, adotando as mesmas boas práticas em sua vida diária.

Porque sempre dá para ser mais verde.