FarmaAssist conquista o Selo Beleza Verde

Não basta ser uma empresa altamente tecnológica e desenvolver os melhores produtos, sem entender o nosso presente e tomar responsabilidade na construção de um futuro melhor.

O Brasil produz mais lixo a cada ano que passa. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), produzimos atualmente 1,52 milhão de toneladas de lixo por semana.

Para efeito de comparação, em 2010 produzimos 66,69 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. E em 2019 esse número pulou para 79,09 milhões toneladas, 18,6% a mais.

Além disso, 7 milhões de toneladas não passaram por nenhum processo de coleta e 29,5 milhões de toneladas do que é coletado é descartado de maneira incorreta, em locais como lixões urbanos e aterros.

Apesar do número de municípios com coleta seletiva ter aumentado 29% na última década em todo o país, nós reciclamos apenas 1,3% de todo o lixo plástico gerado.

Com quase a metade de todo o lixo produzido no país sendo descartado de maneira incorreta, e uma deficiência latente nos processos de reciclagem e reaproveitamento, nós precisamos mudar nossas atitudes. Só defender o que restou não é suficiente.

Segundos dados da Wood Mackenzie, as instalações de armazenamento de energia solar em todo o mundo caíram 20% em 2020 em comparação aos anos anteriores. E a produção de energia eólica caiu 4,9GW no mesmo período, cerca de 6% de sua produção total.

Foi justamente em um período tão desafiador que a FarmaAssist atualizou seus métodos e se reposicionou conquistando o Selo Beleza Verde. Certificação que faz parte do projeto que incentiva e ajuda empresas a olharem para o futuro com um viés mais sustentável.

O programa tem como principal objetivo disseminar a conscientização da sustentabilidade no dia a dia. Enxergando em ações simples um passo para fazermos a diferença para o futuro do planeta e das próximas gerações.

O que é o Selo Beleza Verde

Com o objetivo de disseminar a consciência ambiental, o Selo Beleza Verde estimula ações sustentáveis como a redução de desperdícios, separação e destinação correta de resíduos, e a redução de consumo de água e energia. Marcas de cosméticos conscientes já aderiram a esse comportamento e filosofia como uma forma de engajar clientes e colaboradores a adotarem uma postura mais sustentável.

Para aderir ao Selo, os colaboradores devem estar treinados e engajados com a proposta do projeto, diminuindo o desperdício e a necessidade de tratamento do lixo produzido. Com uma menor quantidade de resíduos restante, sua separação é facilitada, permitindo também um maior reaproveitamento.

Já os resíduos que não podem ser aproveitados devem ter uma destinação correta, tudo para diminuir o impacto ambiental. Atualmente existem empresas especializadas em coletar este tipo de material.

Os materiais não recicláveis são um dos grandes vilões da natureza hoje em dia. Segundo a agência australiana CSIRO Oceans and Atmosphere, existem mais de 14 milhões de toneladas de plástico apenas no fundo dos oceanos. Hoje essa quantidade é quase o dobro do que é encontrado na superfície dos oceanos. Ou seja, mais de 20 milhões de toneladas de plástico estão jogadas no mar.

Mais do que dar um destino correto aos resíduos e embalagens, também é fundamental reduzir o consumo de água e energia. Pois ao contrário do que muitos pensam, a água não é um recurso infinito. Medidas como o reuso da água fazem toda a diferença.

Além de uma economia financeira bastante significativa, os danos ao meio ambiente são reduzidos drasticamente pois não existe desperdício. No final, todos saem ganhando, principalmente o nosso planeta.

Reconhecimento de estarmos no caminho certo

A maior tendência do mercado estético hoje em dia é o movimento que é chamado de Beleza Limpa. Cuidando de nossa saúde e do meio ambiente ao mesmo tempo em que cuidamos de nossa aparência.

Buscar alternativas naturais e sustentáveis deve ser a prioridade em todas as áreas da sociedade. Atitude que vai ao encontro a tantas outras que se somam ao movimento “Beleza Verde”.

Com a beleza limpa e a beleza verde tendo cada vez mais importância, foi criado “Selo Beleza Verde“. Certificação mais conhecida entre os principais e mais renomados salões de beleza do Brasil. E a FarmaAssist inova mais uma vez, se tornando a primeira farmácia de manipulação a conquistar o selo.

A certificação vem validar os cuidados e as medidas que tomamos para cuidar do meio ambiente e do futuro. Em uma das ações focadas em atuar de forma sustentável, trocamos as motos por bicicletas nas entregas em um raio de 10Km de nossas instalações, deixando de emitir 15kg de CO2 todos os dias.

Nós também eliminamos todas as formas de publicidade impressa economizando mais de 7 mil folhas de papel nos últimos 2 anos.

Essas medidas vêm em conjunto com nosso cuidado diário na destruição de resíduos e embalagens de maneira sustentável e também no reaproveitamento de todo o material reciclável sem dispensar resíduos na natureza e o descarte correto das embalagens de ativos farmacêuticos.

O Selo Beleza Verde é uma forma de ratificar os cuidados e a preocupação da empresa com o descarte correto dos resíduos e das embalagens dos produtos cosméticos, além de escolher e reaproveitar matérias-primas especiais menos nocivas ao nosso planeta.

Cuidado com a beleza e o meio ambiente

O processo do autocuidado faz bem para o corpo e para a alma. Mas, saber que nossas atitudes estão ajudando a preservar a natureza faz toda a diferença. A sustentabilidade deve integrar o dia a dia das empresas e também dos seus consumidores.

Essa tarefa é de todos nós e a FarmaAssist busca deixar um legado positivo e mais limpo para o futuro de todos. A preocupação não é só em criar o melhor produto para seus consumidores, mas também realizar isso de forma sustentável e positiva para o meio ambiente.

Fazer o bem é uma reação em cadeia, que multiplica as boas ações e contribui para o despertar de uma nova consciência.

Participe com a gente deste movimento para um futuro mais sustentável. Fique por dentro das novidades e saiba mais sobre os produtos aqui no site ou nas nossas redes sociais.

Vamos juntos construir um futuro melhor para todos!