A força sem fazer força

Quando usamos a palavra força, dá uma ideia de músculos, de potência, de energia e, em alguns casos, até de uma certa violência. Mas a força que queremos celebrar não é nada tão física assim. Ela é o valor humano e inspirador, como a de alguns grandes personagens da história que mostraram sua força (interior) sem apelar para a força (bruta).

Mahatma Gandhi
O advogado hindu conduziu o povo da Índia à independência da Inglaterra. E fez isso exortando a paz e a não-violência, mesmo quando seus adversários não hesitavam em agredir. Assim como um tecido mole deforma, mas não se rompe, a liderança de Gandhi inspirou a nação e dobrou a metrópole britânica.

Martin Luther King
O ativista de direitos civis norte-americano engajou-se na causa dos direitos dos negros, em um tempo de pura conflagração racial. Usando nada mais que uma excelente oratória, foi o símbolo de um movimento que resultou nas primeiras leis de igualdade racial nos Estados Unidos.

Chico Mendes
Bem antes e Greta Thunberg, Chico Mendes já defendia o meio ambiente, especialmente na Amazônia. De seringueiro miserável a ativista político, sua vida foi marcada por conquistas ecológicas em um tempo em que mal se falava desse assunto.  Mas o reconhecimento veio em diversos prêmios internacionais, como o Global 500, oferecido pela ONU.

Herbert José de Souza, o Betinho
O sociólogo “irmão do Henfil”, mesmo embrenhado na política, criou o movimento social Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Se não resolveu a questão da fome no Brasil, teve um papel importante na conscientização de uma geração. Assim como na causa dos portadores do vírus HIV, mal que acabou por matá-lo, em 1997.

Zilda Arns
Médica sanitarista e missionária, levou assistência a crianças e idosos através de suas Pastorais, um trabalho sólido e consistente, reconhecido internacionalmente que, contudo, foi tragicamente interrompido por um terremoto no Haiti.

Inspiradores, não?  Cinco exemplos da força que move a humanidade rumo a um lugar melhor – a força das ideias.