Alquimia? Passe outro dia.

Já foi publicado um post falando da visão estereotipada quem algumas pessoas têm de uma farmácia de manipulação. Mas é sempre bom frisar mais um pouco, porque parece que certas ideias grudam na cabeça do pessoal – mesmo sendo grande bobagens.

A bola da vez é a ideia da farmácia de manipulação é uma versão repaginada dos alquimistas do passado. Inclua aí aqueles potes antigos, geralmente de vidro, com tampas de madeira, onde se guardava elementos estranhos; equipamentos em cobre (ou outro metal, mas sempre amassado) por onde passam vapores e líquidos de cores extravagantes; e , por fim, o misterioso alquimista, com sua barba branca, misturando ingredientes para, quem sabe, chegar a um composto mágico.

Esse conjunto de imagens funciona muito bem em uma série da Netflix. Mas está a anos-luz de uma verdadeira farmácia de manipulação. Quer ver?

Primeiro, ninguém guarda ingredientes em potes de vidro com tampas de madeira. As embalagens plásticas herméticas funcionam muito melhor, como qualquer tupperware na sua geladeira pode comprovar.  Em muitos casos, a própria indústria já fornece os ativos em uma embalagem utilitária, como uma bisnaga. E, na FarmaAssist, todas as embalagens usadas são recolhidas e recicladas pela Beleza Verde. Coisa que nem passava pela cabeça dos alquimistas.

Segundo, os equipamentos. Não há caldeirões ou coisa assim. Apenas máquinas modernas, de alta precisão, que garantem a eficiência no preparo de cada receita. As balanças não usam contrapesos, se isso passou pela sua cabeça. São eletrônicas, capazes de medir valores tão baixos quanto o de um comprimido. Uma garantia de que sua fórmula está exatamente como devia ser.

Por fim, o alquimista. Até temos um profissional com barba branca. Ele é doutor em farmácia, tem experiência de mais de quarenta anos e é um dos sócios da empresa. Mas não é um velho louco misturando ingredientes a esmo. Ao contrário, é um estudioso que, conhecendo os ativos dos fabricantes e as demandas dos médicos especializados, procura os melhores caminhos para resolver problemas específicos. Tudo baseado em muita, muita ciência.  Algo que a alquimia nunca foi.