Dermocosméticos, cada vez mais recomendados por dermatologistas.

A dermatologia é uma das especialidades que mais cresce dentro da medicina. A procura por um especialista que traga soluções eficientes e menos invasivas, para a beleza da pele, unhas e cabelo fez com que, não apenas as técnicas utilizadas evoluíssem, como também os cosméticos para os tratamentos.

Cuidar da saúde e da beleza, de uma maneira preventiva, levando em consideração a anatomia e fisiologia da pele, é o que faz os dermocosméticos.

O que são Dermocosméticos

Os dermocosméticos são produtos indispensáveis de quem cuida da beleza e saúde da pele. Eles possuem ativos com diversas funções e indicações, que vão desde um tratamento para melasmas, flacidez e antienvelhecimento, até as cicatrizes de acne (muitas vezes herança da puberdade).

Podem ser definidos como produtos mais clínicos, que vão além da hidratação da pele ou da limpeza dos cabelos. Dermocosméticos recebem essa nomenclatura, quando as substâncias que os compõem e são indicados no tratamento, passam por testes e pesquisas de comprovação científica e muitas vezes são prescritos dentro do consultório médico para o tratamento da pele e do couro cabeludo.

Qual a diferença entre cosmético e dermocosmético

Os dermocosméticos não substituem o uso de cosméticos. Na verdade, eles são coisas diferentes. Você vai continuar precisando dos cosméticos para lavar ou hidratar a pele, mas a diferença entre eles está justamente na atuação de cada um.
Enquanto os cosméticos atuam nas camadas mais superficiais da derme, os dermocosméticos têm uma permeabilidade superior, indo mais fundo.

Eles estão registrados em classes diferentes pela Anvisa, que é o órgão regulamentador e que garante que as indicações que estejam na embalagem do produto, realmente tenham sido embasadas em estudos científicos.
Em um dermocosmético você pode encontrar diversas substâncias farmacológicas e provavelmente nenhuma fragrância. Ao contrário dos cosméticos, o perfume não é um dos aspectos sensoriais mais valorizados. Quanto mais neutro, sem corantes e conservantes, menos alergênico ele for, melhor é para a prescrição.

Áreas da dermatologia e suas possiblidades

A essa altura é bem provável que você tenha se interessado um pouco mais pelo assunto, e já esteja imaginando onde pode receber as melhores indicações de qual produto utilizar.
Dependendo do seu desejo e do que você está buscando, mesmo dentro da dermatologia, que é uma especialidade da medicina, existem diversas áreas e especialistas, que vão de encontro às suas necessidades.

Quais são os melhores dermocosméticos

Você provavelmente tem um único tipo de pele: oleosa, acneica, normal, seca ou mista. Mas o estado da pele pode variar muito durante toda a sua vida. Existem inúmeros fatores que determinam o estado e a saúde da pele. Entre eles estão o clima, a poluição, o estresse, fatores hereditários, hábitos de vida e até mesmo o uso de produtos que não estão de acordo com o seu tipo de pele.
Abaixo trouxemos algumas dicas que podem fazer a diferença quando o assunto é um produto de qualidade. No entanto, o melhor dermocosmético é aquele que mais se encaixa ao seu caso e ao seu tipo de pele. E a pessoa mais indicada a dizer isso é o seu dermatologista.

Dermocosmético para acne

Um dermocosmético indicado para a acne deve controlar a oleosidade da pele, proporcionar ação secativa, além de hidratar as camadas mais profundas da pele. Isso tudo levando em consideração o equilíbrio natural da pele. Muitos produtos desenvolvidos para pele oleosa tiram tanto a oleosidade, que força a pele, em um estado natural de defesa, a produzir ainda mais oleosidade para suprir àquela necessidade.

Dermocosmético para queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema comum, não apenas entre os homens, mas também entre as mulheres, e pode ser ocasionada por vários fatores. Quando o paciente decide procurar um dermatologista, provavelmente o problema é de queda de cabelo excessiva, e quem sofre com ela, precisa avaliar diversos aspectos, além de nutrir o couro cabeludo e fortalecer os fios.
Muitas vezes o tratamento acontece com um shampoo antifúngico, análise de medicação ou da situação hormonal do paciente.

Dermocosmético para melasma

Provavelmente você já sonhou com uma pele de poros finos, com textura aveludada, uniforme, e sem manchas. As manchas, ou os conhecidos melasmas, que na maioria das vezes surgem por um fator hormonal, podem significar o tormento de muitas mulheres. Mas hoje em dia já existem opções de dermocosméticos com ação clareadora, que trazem diferentes tipos de ácido, ou a hidroquinona, um ativo que combate as manchas.

Dermocosmético para unhas

As unhas refletem a saúde do seu corpo. Unhas fracas e quebradiças podem significar alguma carência de vitamina e minerais. Mas muitas vezes também são acometidas por micoses e fungos e pedem um tratamento específico. Dermocosméticos para as unhas são facilmente encontrados em drogaria e farmácias.

Dermocosméticos fazem parte de um mercado que não para de crescer.

Quando indicados por um profissional da área podem fazer a real diferença no tratamento dermatológico e na beleza da pele e dos cabelos. Procure um dermatologista e informe-se sobre esse campo de infinitas possibilidades.