Você já ouviu falar em luz visível? Entenda seus danos na pele.

 

Luz visível, por que ela provoca o envelhecimento da pele e como se proteger.

Quando chega o verão ouvimos muito falar dos danos que o sol faz na nossa pele.  Toda essa preocupação dura poucos meses.  No restante do ano achamos que não corremos perigo e que estamos seguros por não estarmos expostos a essas radiações.

No entanto, não se engane. Quando estamos trabalhando, estamos sujeito à chamada luz visível. Você sabe o que é a luz visível e como ela influencia no envelhecimento da pele? São estas perguntas que responderemos abaixo.

 

O que é luz visível?

A luz visível é toda luz que nossos olhos conseguem enxergar. Ela é emitida pelas lâmpadas, notebooks, televisores, celulares, e pode ser uma causa potencial de danos à pele.

A luz visível consegue penetrar profundamente na pele e estimula a produção dos já famosos radicais livres, que na realidade, são moléculas altamente reativas. Estas moléculas reagem com partes de nossas células causando o envelhecimento precoce da pele.

Sabemos também que as células responsáveis pela pigmentação também tem receptores para a luz visível, podendo intensificar os quadros de melasma.

 

Danos na pele pela luz visível

A luz visível que vem do seu smartphone pode parecer inofensiva, mas a radiação emitida por ela desencadeia uma série de fatores indesejados. O aumento da produção de radicais livres é apenas um deles, que faz com que células da pele se multipliquem menos, o colágeno se decomponha e outras alterações, que podem levar a uma pele com aparência danificada. É muito importante se proteger contra essa radiação para minimizar esse impacto, prevenir o envelhecimento precoce e até em casos mais graves, o câncer de pele.

Como evitar a luz visível

Quando nos protegemos da luz, pensamos principalmente em protetores solares e UV, um guarda sol e controlar o tempo de exposição ao sol.

Mas como evitar a luz visível se passamos o dia em frente a uma tela de computador, num ambiente iluminado, atendendo telefone e à noite relaxamos na frente da televisão ou vendo as redes sociais no celular?

Sabemos que filtros solares físicos como dióxido de titânio, óxido de zinco e óxido ferroso  protegem nossa pele tanto das radiações UVA e B quanto da luz visível. O óxido ferroso é talvez o mais eficiente no caso da luz branca e está presente nos pigmentos coloridos utilizados na fabricação de maquiagens. Vantagem para as mulheres. 

Proteção para a pele

Outra forma de aumentar a proteção é utilizando os fotoprotetores orais.  Uma vez que o dano maior é causado pelos radicais livres formados com a radiação, o uso de substâncias antioxidante é primordial para manter a beleza e a saúde da pele.

Cápsulas como pycnogenol, resveratrol, pomegranate e oli ola (potente oxidante extraído da oliveira). São alguns dos ativos que podem reduzir ou neutralizar os danos causados pelos radicais livres.

Podemos ainda, tentar de alguma forma diminuir a exposição a tanta luz. Para telefones que utilizam Android, existe um aplicativo chamado Twilight com filtro para a luz emitida. Já os usuários de iPhone podem ativar a função Night Shift.

Mas calma, não precisa sair por aí alarmando a todos à sua volta. Os danos podem ser evitados com a proteção correta e a informação é a melhor forma de se prevenir. Agora que você já sabe que protetor solar não é tão eficiente para estes casos, invista em produtos com bloqueadores físicos e nutrientes que minimizam os danos dos radicais livres. Procure o seu dermatologista e descubra qual o melhor tratamento para a prevenção e saúde da sua pele.

 

Gostou do nosso conteúdo?
Compartilhe essa matéria com seus amigos e em suas redes sociais!