A RELEVÂNCIA DA VITAMINA C PARA NOSSA PELE

 

Quando eu era pequeno e minha mãe fazia um suco de laranja, ela dizia: “ Bebe logo senão a vitamina C vai toda embora”. Eu não entendia o que ela estava querendo dizer, mas hoje eu entendo e vou contar para vocês o porquê.

A maioria das plantas e animais tem a capacidade de sintetizar a vitamina C, mas nós seres humanos não possuímos uma enzima imprescindível na produção da vitamina C. Uma vez que não produzimos a vitamina C temos que recorrer a fontes externas como frutas cítricas e alimentos folhosos verdes. Esta vitamina é muito importante na formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para nossa pele também. No caso específico de seu efeito na pele, sabemos que a suplementação oral não consegue atingir as concentrações ideais e o uso tópico é bem mais eficaz. Por isso existe hoje no mercado tantos cosmecêuticos com vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante hidrossolúvel e se oxida rapidamente na presença da luz e do ar. É por isso que minha mãe dizia para eu deixar meus brinquedos e tomar o suco de laranja antes que ela se oxidasse toda.

Dentre os benefícios da vitamina C em nossa pele temos a importância que ela desempenha na síntese do colágeno, ou seja, com a presença de vitamina C teremos uma pele mais firme .

A aplicação tópica da vitamina C também confere fotoproteção. Protetores solares, mesmo quando aplicados corretamente, bloqueiam apenas 55% dos radicais livres produzidos pela exposição ao UVA. Assim, o uso de protetor solar em conjunto com antioxidantes tópicos pode proporcionar uma melhor proteção global ao UV.

A vitamina C também é muito eficaz como clareadora da pele, pois inibe a ação da enzima responsável pela síntese da melanina.

A vitamina C também tem efeito anti-inflamatório e por isso é muito usada pelos dermatologistas no tratamento de condições inflamatórias com acne ou após aplicações de laser de CO2.

Com tantas ações benéficas para nossa pele, não é de se estranhar porque a vitamina C é hoje um ingrediente cosmético tão utilizado na dermocosmetologia.

 

Para saber mais entre em contato com nosso time de especialistas clicando aqui.